terça-feira, 5 de outubro de 2010

Grêmio fará pressão junto à CBF pela volta da quarta vaga à Libertadores

Com a goleada de 3 a 0 sobre o Vitória, o Grêmio encerrou o discurso de que não pensa em conquistar uma vaga na Libertadores do próximo ano. E a mudança de postura não se dá apenas em entrevistas, mas em ações concretas. Após atingir o oitavo lugar na classificação, o time gaúcho já prepara esforços para pressionar a CBF a trazer de volta a quarta vaga que o Brasileirão concedia ao maior torneio continental.

O imbróglio começou em setembro, quando a Conmebol decidiu que o campeão da Copa Sul-americana garantiria lugar na Libertadores do ano seguinte. Assim, a confederação entendeu que o título continental do Internacional em 2010 deveria retirar uma vaga brasileira à Copa de 2011. Com isso, o Campeonato Brasileiro, que indicava seus quatro primeiros colocados, passou a indicar apenas três.

Com uma reação espetacular nas últimas rodadas, que fazem de sua campanha a melhor do returno até agora, o Grêmio saiu da zona de rebaixamento para as posições intermediárias da tabela. Com 39 pontos, o time de Renato Gaúcho está a nove pontos do Cruzeiro, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro. Se o G-3 voltar a ser G-4, o alvo passaria a ser o Atlético-PR, que está a apenas três pontos de distância.

O argumento do Tricolor é fazer valer o regulamento que todos os clubes assinaram antes de a competição iniciar. "Há no regulamento a previsão dessa quarta vaga. De alguma forma, a decisão da Conmebol estaria relativizando o regramento da competição. Há um aspecto jurídico nisso também", disse o assessor do futebol do Grêmio, Rui Costa, à Rádio Gaúcha.

A CBF enviou um pedido à Conmebol para que o Brasileirão volte a conceder quatro vagas à próxima Libertadores. A reversão quanto à mudança de regulamento da competição será analisada no próximo dia 18, quando se reunirá o Comitê Executivo da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário