quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Koff fala em fim da exclusividade e Globo pode dividir direitos de TV do Brasileiro

O Clube dos 13 pode dar um novo rumo às negociações de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Segundo Fábio Koff, presidente da entidade, os clubes estão dispostos a pôr fim à exclusividade da Globo, que pode se ver forçada a dividir o contrato.

A posição faz parte do início das conversas pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014. O Clube dos 13, que representa os principais clubes do Brasil e lidera a negociação com as televisões, ainda acena com outras mudanças.

Ao contrário do que aconteceu em 2008, quando o atual compromisso foi confeccionado, a próxima negociação deve ser pulverizada. Em vez de colocar todas as propriedades do Brasileirão em um mesmo contrato, o Clube dos 13 pode separar as conversas por TV aberta, TV fechada, pay-per-view, internet e celular, por exempo.

Esta pulverização, no entanto, precisa do aval da maioria dos clubes que compõem o C13. O assunto está sendo desenvolvido pela comissão de TV da entidade, liderada por Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Palmeiras.

Ainda neste ano, os membros do C13 devem votar em plenário a possibilidade de divisão da negociação com a TV. Atualmente, a Globo detém o contrato completo, que rende cerca de R$ 600 milhões anuais para os clubes.

Caso a proposta seja aprovada pelos cartolas, a menina dos olhos do Clube dos 13 deve ser o pay-per-view. Os dirigentes avaliam que os pacotes compõem a única fatia que deve crescer consideravelmente no próximo contrato, em decorrência da popularização do sistema nos últimos anos.

Atualmente, o Premiere Futebol Clube (que vende o pay-per-view) conta com cerca de 800 mil assinantes. Até o fim do ano, esse número pode até chegar a 1 milhão, segundo estimativa do Clube dos 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário